Publicidade na copa: confira dicas para não violar regras estabelecidas pela FIFA

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

A cada quatro anos, o Brasil volta suas atenções para o maior evento do futebol mundial. E isso vai além de apenas futebol.
Marcas, empresas, prestadores de serviços, grandes e pequenos, de diversos segmentos, aproveitam o ‘hype’ da competição para movimentar as vendas.
Mas é necessário tomar alguns cuidados importantes na hora de publicar conteúdos relacionados ao evento. Isso porque, para proteger sua imagem, a FIFA, organizadora da Copa do Mundo, dispõe de uma série de regras sobre o uso de termos e imagens de sua propriedade intelectual.
Confira algumas dicas do que pode e o que não pode ser feito, segundo o manual da entidade:

O que não é permitido fazer:

  • É proibido usar hashtags oficiais da FIFA nas redes sociais;
  • É proibido usar o emblema/logotipo da Copa do Mundo;
  • É proibido usar a imagem do mascote oficial da Copa do Mundo, assim como o nome dele;
  • É probido usar o cartaz oficial;
  • É probido usar o slogan “Now is all” — Agora é tudo;
  • É proibido usar a imagem do troféu da Copa do Mundo;
  • É proibido usar a imagem da bola oficial da Copa do Mundo;
  • É proibido usar qualquer marca corporativa da FIFA;
  • É proibido reproduzir a fonte (estilo de letra) “QATAR 2022”;
  • É proibido reproduzir a estética da comunicação oficial e seus componentes individuais;

Além disso, deve-se observar a forma de mencionar a Copa de maneira específica nas publicações, sendo proibido usar termos como:

  • Copa do Mundo
  • Copa do Mundo 2022
  • Copa do Mundo FIFA
  • Copa do Mundo FIFA 2022
  • Copa do Mundo FIFA Catar 2022
  • Copa do Mundo FIFA Qatar 2022
  • Catar 2022 ou Qatar 2022
  • Copa Mundial
  • Mundial
  • FIFA

Para contornar as restrições, é possível utilizar termos genéricos, sem mencionar as marcas registradas da entidade. Exemplos:

  • a copa;
  • os jogos;
  • a maior competição do futebol mundial;
  • a festa do futebol;
  • o maior evento do futebol mundial;
  • o Brasil entra em campo; entre outras.

E para finalizar, é importante ressaltar também a proibição de uso das propriedades da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), como:

  • a camiseta da Seleção ou modelo parecido;
  • o nome ou a marca da CBF;
  • o escudo da CBF;
  • o mascote da Seleção;
  • imagens dos jogadores ou dos jogos;
  • o termo “Seleção Brasileira”.

Por outro lado, símbolos nacionais genéricos são permitidos normalmente, como uma pessoa usando camisa verde e amarela segurando a bandeira do Brasil, por exemplo, bem como utilizar artes predominantemente verde e amarelas.

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos?

Pesquisar

Search

Conheça a Level

Sua agência de publicidade e comunicação estratégica em Brusque/SC.

Vamos fazer juntos?

Saiba mais sobre nós e descubra como podemos ajudar sua empresa.

Últimas publicações

Fale conosco

Quer saber mais sobre como aplicar as estratégias corretas para alavancar os resultados do seu negócio? 

Siga a Level

Veja também...

Enviar mensagem
Como podemos ajudar?
Como podemos ajudar?