Você já deve ter se perguntado como as grandes empresas conseguem se destacar e criar relevância em um mercado globalizado, não é? Esse reconhecimento é resultado de estratégias de Branding estruturadas para criar uma percepção positiva da marca na mente do consumidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Então vem com a gente!

Como construir uma marca de sucesso?   

Para se tornar referência, deve-se levar em consideração que o relacionamento com o público começa muito antes da venda. Gerir por meio de estratégias pensadas a longo prazo possibilita que a empresa tenha uma direção de como o público irá enxergá-la, além de aumentar sua visibilidade e relevância no mercado.

Tendo em vista que aproximar-se do consumidor não é uma tarefa fácil, a gestão de posicionamento de marca deve considerar elementos que vão desde aspectos mais técnicos, como a identidade visual, até os valores e propósito da marca, afinal a comunicação da empresa, deve ser apenas um reflexo do que ela realmente é.

Tenha uma Identidade Visual de impacto

A identidade visual não é apenas um logotipo, como é comum se pensar. Ela é composta por um conjunto de elementos, como nome, tipografia, paleta de cores, logotipo e muito mais. Através dela o cliente é capaz de reconhecer uma empresa à primeira vista.

Quando você vê uma imagem com a letra M arredondada, na cor amarela, em um fundo vermelho, qual é a primeira empresa que lhe vem à cabeça? Se você falou McDonald’s, assim como a maioria das pessoas, certamente é porque foi impactado pelas estratégias de branding utilizadas por esta empresa com o objetivo de ser reconhecida pelo consumidor através da sua marca.

Ter uma Identidade Visual que seja lembrada não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso que o trabalho seja constante e minucioso, dando atenção a todos os detalhes, que envolvem a criação e veiculação, despertando a atenção do público.

McDonald's
Letra M arredondada na cor amarela sobre fundo vermelho remete à marca McDonald’s. Crédito: twenty20
Valores sólidos irão levar sua empresa longe

Em geral, o público tende a identificar-se com empresas possuem valores claramente definidos através de como a marca se posiciona. Isso humaniza a marca e dá a segurança de que as expectativas do cliente serão atendidas.

Além transmitir confiabilidade aos clientes, os valores da empresa são essenciais na orientação e manutenção das relações com demais partes do mercado, como fornecedores, colaboradores, concorrentes e sociedade, aumentando sua relevância no mercado.

Propósito é a alma do negócio

O propósito é nada mais do que a razão pela qual o seu negócio existe, e está fortemente ligado aos valores cultivados por ele. Saber o que torna sua marca relevante para a audiência é um diferencial indispensável na era em que o consumo não se trata mais de apenas adquirir um produto e sim uma experiência.

Empresas comprometidas com objetivos além do lucro tendem a criar conexões maiores com os consumidores. Porém, as marcas devem estar genuinamente orientando suas ações e processos de acordo com o propósito, para que o público não entenda a conduta apenas como uma estratégia de marketing, dessa forma, gerando valor à marca.

Sua empresa precisa desenvolver uma identidade visual corporativa?

Descubra como podemos auxiliar seu negócio clicando aqui.