A cada quatro anos, o Brasil volta suas atenções para o maior evento do futebol mundial. E isso vai além de apenas futebol.
Marcas, empresas, prestadores de serviços, grandes e pequenos, de diversos segmentos, aproveitam o ‘hype’ da competição para movimentar as vendas.
Mas é necessário tomar alguns cuidados importantes na hora de publicar conteúdos relacionados ao evento. Isso porque, para proteger sua imagem, a FIFA, organizadora da Copa do Mundo, dispõe de uma série de regras sobre o uso de termos e imagens de sua propriedade intelectual.
Confira algumas dicas do que pode e o que não pode ser feito, segundo o manual da entidade:
O que não é permitido fazer:
- É proibido usar hashtags oficiais da FIFA nas redes sociais;
- É proibido usar o emblema/logotipo da Copa do Mundo;
- É proibido usar a imagem do mascote oficial da Copa do Mundo, assim como o nome dele;
- É probido usar o cartaz oficial;
- É probido usar o slogan “Now is all” — Agora é tudo;
- É proibido usar a imagem do troféu da Copa do Mundo;
- É proibido usar a imagem da bola oficial da Copa do Mundo;
- É proibido usar qualquer marca corporativa da FIFA;
- É proibido reproduzir a fonte (estilo de letra) “QATAR 2022”;
- É proibido reproduzir a estética da comunicação oficial e seus componentes individuais;
Além disso, deve-se observar a forma de mencionar a Copa de maneira específica nas publicações, sendo proibido usar termos como:
- Copa do Mundo
- Copa do Mundo 2022
- Copa do Mundo FIFA
- Copa do Mundo FIFA 2022
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022
- Catar 2022 ou Qatar 2022
- Copa Mundial
- Mundial
- FIFA
Para contornar as restrições, é possível utilizar termos genéricos, sem mencionar as marcas registradas da entidade. Exemplos:
- a copa;
- os jogos;
- a maior competição do futebol mundial;
- a festa do futebol;
- o maior evento do futebol mundial;
- o Brasil entra em campo; entre outras.
E para finalizar, é importante ressaltar também a proibição de uso das propriedades da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), como:
- a camiseta da Seleção ou modelo parecido;
- o nome ou a marca da CBF;
- o escudo da CBF;
- o mascote da Seleção;
- imagens dos jogadores ou dos jogos;
- o termo “Seleção Brasileira”.
Por outro lado, símbolos nacionais genéricos são permitidos normalmente, como uma pessoa usando camisa verde e amarela segurando a bandeira do Brasil, por exemplo, bem como utilizar artes predominantemente verde e amarelas.