O Google, assim como outros buscadores, possui um algoritmo para recomendar páginas para as pessoas que estão à procura de algo específico.
Nesse sentido o buscador ranqueia os endereços de sites otimizados para proporcionar a melhor experiência para os usuários mostrando-os nas primeiras posições da página.
Por que SEO é algo tão importante?
Esse termo, que traduzido do inglês significa Otimização para os Mecanismos de Busca, é amplamente utilizado dentro da estratégia de marketing digital para melhorar o ranqueamento de um site no buscador.
Um site otimizado é capaz de melhorar o tráfego orgânico de uma página aumentando sua capacidade de conversão em relação aos concorrentes.
Quais são os principais erros na construção de um site?
Muitas empresas tendem a acreditar que ter uma página com um lindo layout é suficiente para atrair vendas para o seu negócio. E esse pode ser um dos maiores erros a se cometer.
Para criar um site otimizado, é preciso entender como funciona a leitura do algoritmo e o comportamento do usuário que irá acessá-lo.
Quando não há conhecimento e preocupação com a estratégia de SEO, é comum que o site apresente vários problemas que impactam na sua performance nos buscadores.
Entre os principais estão:
- Apresentar lentidão
- Utilizar imagens sem qualidade
- Design não responsivo
- Site pouco intuitivo
- Formato do conteúdo inadequado
- Como otimizar meu site?
Na hora de criar um site é preciso fazer escolhas assertivas para que a página apresente o resultado esperado, afinal, não adianta nada ter produtos maravilhosos e não conseguir atrair os visitantes.
Abaixo listamos os principais fatores de ranqueamento que influenciam diretamente na performance do seu website.
Qualidade e tamanho do conteúdo
Oferecer conteúdo de qualidade aos usuários é uma das melhores formas de melhorar o seu posicionamento do Google.
Através de um blog, por exemplo, é possível reforçar sua autoridade, especialização e confiabilidade, atendo aos critérios do Google para ranqueamento de páginas.
Palavras-chave, títulos e descrições
Trabalhar com palavras-chaves relacionadas ao seu negócio é uma grande sacada para tornar seu texto mais atrativo para o usuário que está utilizando uma ferramenta de pesquisa.
Existem dois tipos de palavras-chaves que podem ser incluídas nos títulos e textos: as head tails e as long tails.
As head tails (cauda longa) são as mais abrangentes, mas também mais concorridas:
- carros usados
- camisetas básicas
- gestão
Já as long tails são mais específicas e menos concorridas:
- chevrolet ônix 2018 automático flex
- camiseta básica masculina manga longa
- curso de gestão para pequenos negócios
Utilização de links
Adicionar links ao seu texto é uma ótima forma de fazer com que o usuário navegue através do seu site. Isso faz com que o tempo de permanência na página, importante fator de ranqueamento para o algoritmo do Google, seja maior.
Compatibilidade com dispositivos móveis
Atualmente, grande parte dos acessos de um website tem origem em dispositivos móveis. Por isso, os algoritmos dos buscadores priorizam sites que apresentam layout responsivo e otimizados para diferentes tamanhos de tela.
Certificado SSL
Uma dos fatores que mais impactam na decisão de um usuário permanecer ou não na página, é acessar um site e receber uma mensagem dizendo que ele não é seguro.
Portanto, invista em um site que apresente uma conexão segura entre ela e os seus usuários, com certificado SSL (Secure Sockets Layer), uma criptografia entre o seu navegador e o servidor do site acessado.
Por meio dessas técnicas é possível oferecer uma experiência mais satisfatória para os seus usuários, potencializando ainda os resultados da sua página no Google, já que sites com SSL ativado são priorizados pelo buscador.
Agora que você já sabe a importância de ter um site otimizado e bem construído, criar um novo site para sua empresa?