Afinal, o que são leads no marketing digital?
Dentro da estratégia de marketing digital, os leads são peças fundamentais para converter visitantes em compradores.
Isso porque essas pessoas se mostraram interessadas na sua empresa ao decidirem acessar sua página e disponibilizar seus dados em troca de algo valioso para elas.
Essa entrega de valor pode estar em variados formatos, como por exemplo, e-books, promoções, novidades, conteúdos completos, testes gratuitos e até um contato mais próximo através do WhatsApp.
Como captar leads para o seu negócio
Existem diversas ferramentas que permitem a captação de leads qualificados para construir sua base de dados.
O Facebook, por exemplo, apresenta a possibilidade de criar anúncios direcionados para o preenchimento de um formulário com esse objetivo.
Outra estratégia muito comum e amplamente utilizada no marketing digital são as Landing Pages. Também conhecidas como páginas de aterrisagem, ou páginas de destino, seu principal foco é gerar algum tipo de conversão, seja por meio do envio de um formulário, uma compra direta, ou o envio de uma mensagem pelo WhatsApp, por exemplo.
Guiando seu lead através do funil de vendas
Apesar de um lead ser uma ótima oportunidade de venda, não significa que será fácil transformá-lo em um cliente.
Para que a conversão aconteça é preciso entender um pouco mais sobre as melhores estratégias para cada etapa do funil de vendas.
- Topo do Funil (TOFU)
A primeira etapa do funil (TOFU) é uma das mais importantes e é onde se encontram cerca de 90% dos visitantes que acessam o seu site. Nesse momento eles descobrem que possuem uma necessidade e estão em busca de algo que possa resolver esse problema, mas ainda não sabem que sua empresa pode ser a solução.
- Meio do Funil (MOFU)
A partir deste momento, o lead precisa ser aquecido com informações de valor que irão auxiliá-lo na resolução do problema e garantir que ele veja a sua empresa como referência.
- Fundo do Funil (BOFU)
Durante esta etapa, o seu lead já é capaz de perceber que sua empresa possui a expertise necessária para atender suas expectativas, portanto, é a hora de acionar seu time de vendas.
É importante que a equipe de marketing e vendas estejam em perfeito alinhamento, para que assim consigam promover a melhor experiência para esses leads e transformá-los em clientes.
Como nutrir um lead através do e-mail marketing
Uma das mais poderosas ferramentas para a nutrição de leads, o e-mail marketing é prova viva de que o e-mail não morreu.
É importante ressaltar que não estamos falando de spam (envio de e-mails indesejados), mas sim de pessoas que realmente se interessam e querem saber mais sobre seu produto ou serviço.
Através do envio de mailing, é possível construir uma conexão mais próxima e efetiva, aumentando as chances de conversão do lead.
Para que essa estratégia dê certo são utilizados gatilhos que instigam sentimentos como curiosidade, exclusividade e escassez muito utilizados em estratégias de marketing digital.
Por que devo construir uma base de leads qualificados?
Atrair leads qualificados é garantir que os seus prospects sejam pessoas realmente interessadas no seu produto e não apenas um visitante que caiu de paraquedas na sua página.
Essa prática também diminui o custo de aquisição de clientes (CAC), evitando que sua empresa trabalhe em vão, investindo em uma audiência que não possui interesse no que você oferece.
Tempo é dinheiro e gerar bons leads, além de aumentar suas vendas, pode também trazer uma grande economia para o seu negócio. Agora que você já está afiado no assunto e sente que sua empresa pode ir além com uma captação de leads qualificados, que tal agendar uma reunião para descobrir como melhorar a sua estratégia de marketing? Clique aqui e vamos conversar!